Menu Principal

Associe-se

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Lançamento do livro "Ouvindo Ramalde: Memórias e Registos"

image001

O Instituto Paulo Freire de Portugal e o CIIE da FPCEUP desenvolveram nos últimos meses um projecto intitulado “Reconhecer”. Este projecto visava recolher e registar memórias e vivências de habitantes e instituições da freguesia de Ramalde na cidade do Porto. Desta parceria desenvolvida com a Junta de Freguesia de Ramalde resultou o livro “Ouvindo Ramalde: Memórias e Registos”, da autoria de Luiza Cortesão, Francisco Neves e Maria da Luz Sampaio, para cujo lançamento temos o prazer de vos convidar. Será já no próximo dia 19 de Outubro pelas 16 horas nas instalações da Junta de Freguesia de Ramalde.

Contamos com a presença de todos/as para uma sessão que será certamente interessante.

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

NARRATIVAS DE MIGRANTES  EM GUIMARÃES

Na quinta-feira dia 11 de Julho vai ser lançado o último livro resultante do projecto Raízes que, desta vez, é sobre problemas das Migrações. A apresentação será feita pelo Prof. João Teixeira Lopes.

A sessão terá lugar no Foyer do Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor de Guimarães às 18h30, ao contrário do que anteriormente fora agendado (no fórum da Estação de Caminho de Ferro de Guimarães).

Contamos convosco.

Pela Direção

Luiza Cortesão

capa

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

CRÍTICA DA EDUCAÇÃO INDECISA

É já na próxima 5ª feira às 17 horas que iremos ter o enorme gosto de poder participar na sessão em que Licínio Lima irá abordar o tema “Crítica da Educação Indecisa”. Será uma sessão de muitíssimo interesse que contará também com o comentário de Rosa Nunes e em que se discutirão problemas de grande actualidade.

Não percam a oportunidade de participar neste estimulante acontecimento!

Pela direção

Luiza Cortesão

image002


 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Trabalho Infantil: Representações e consentimento social

ti

Trabalho infantil um problema social que se considera ser urgente denunciar e combater, tantas vezes dissimulado e naturalizado. De facto, ele é um intenso símbolo de formas muitas vezes não explícitas de dominação sobre grupos que dificilmente conseguem fazer valer os seus direitos.

Num espaço de convergência de interesses  em que se encontram o Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP) e os autores do trabalho, no contexto do qual este livro foi produzido, permitiu que acontecesse uma colaboração preciosa. O IPFP agradece vivamente a Rosa Madeira, António Martins e António Neto-Mendes a generosa cedência deste livro, cedência essa que permite que ele faça parte das publicações do Instituto.

Pela Direcão do IPFP

Luiza Cortesão

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Lançamento do livro:

CALEIDOSCÓPIO DE FRAGMENTOS CULTURAIS:

olhando e escutando Guimarães

caleidoscopio_mailing

Dia 12 de abril, às 18h30, no Café Milenário, em Guimarães, vai ser lançado o livro "Caleidoscópio de fragmentos culturais: olhando e escutando Guimarães". Este é o quarto de cinco livros que resultam do projeto "Raízes", um trabalho de investigação de tipo etnográfico, desenvolvido de 2010 a 2012 pelo Instituto Paulo Freire de Portugal, em colaboração com a área de Comunidade de Guimarães 2012. A apresentação do livro ficará a cargo de Berta Nunes, médica e antropóloga, e Luiza Cortesão, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A identidade cultural de Guimarães tem características comuns, historicamente reconhecidas, podendo até ser olhada como algo de uno, de homogéneo. Esta aparente homogeneidade foi ainda reforçada pelo facto de a região ter sido Capital Europeia da Cultura. Porém, olhadas do interior da cultura vimaranense, as múltiplas manifestações da região afirmam-se. A cultura de Guimarães revela-se constituída por uma multiplicidade de realidades culturais.

Não sendo possível, num pequeno texto, almejar a que se consiga uma descrição, mesmo que reconhecidamente superficial, de toda esta complexidade tentou-se uma espécie de simples amostragem de alguns fragmentos deste caleidoscópio cultural.

O quinto livro desta coleção irá incidir sobre o fenómeno da migração no concelho de Guimarães.

Mais informações em: http://www.guimaraes2012.pt/

Pela Direção do IPFP

Luiza Cortesão

 
Mais artigos...
«InícioAnterior123456789SeguinteFinal»

Pág. 8 de 9