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No dia 14 Julho realizar-se-á, na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, um encontro no âmbito do projeto de investigação Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens de que o IPFP foi parceiro. Considerando que a prática de projetos foi algo que, em consequência das políticas atuais, foi desaparecendo dos currículos de outros níveis de ensino, a temática abordada neste encontro reveste-se de muito interesse. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória on-line.

+ informações e programa

14:30

Conferência
Luiza Cortesão (Instituto Paulo Freire de Portugal/CIIE)

15:00

Painel

Manuel Sarmento (Universidade do Minho)

Suzana Ralha (Associação Cultural/ Escolinha dos Gambozinos)

Samuel Guimarães (Museu do Douro/Serviços Educativos)

Moderador: José Pedro Soares (Colégio Novo da Maia)

16:15

Pausa

16:30

Debate

17:00

Conferência

Eric Many (ESE do Porto)

17:30

Encerramento

José Luis Gonçalves (Diretor ESEPF)

 
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SEMINÁRIO PEDAGOGIAS DE ENSINO/ APRENDIZAGEM

Politicidade e Pedagogia do Ato Educativo

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No seguimento de uma ação de formação de formadores codesenvolvida pelo IPFP e CFPIMM (Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e do Mobiliário), realizou-se no passado dia 1 de julho em Lordelo-Paredes o seminário final de apresentação e reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos.
Durante a amanhã, após a sessão de abertura que contou com as intervenções dos representantes das duas instituições, seguiram-se as intervenções de Licínio Lima (Instituto de Educação da UM) e de Luís Mesquita (Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos), e também as de Helena Santos Silva e José Lopes (UTAD), integradas num painel designado de “Face às realidades, que possibilidades de ação?”, com moderação de Luiza Cortesão.
Após o almoço, houve lugar à apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos no âmbito da formação, com os seguintes títulos:

  • · Hábitos e métodos de estudo dos Formandos de uma turma de Aprendizagem
  • · A influência da educação dos pais na valorização da formação dos filhos
  • · O papel dos diferentes atores sociais nos resultados do CFPIMM – representações dos Formandos, dos Formadores, dos Pais e do Centro de Formação

As apresentações deram mote ao debate iniciado pela análise crítica dos trabalhos, realizada pelos formadores Luiza Cortesão e Walter Almeida e comentários de Eunice Macedo (IPFP e CIIE-FPCEUP).

 
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TEATRO DO OPRIMIDO

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Vimos convidar-vos a participar nesta oficina de teatro do oprimido, com foco na educação. A saber: Pensar a educação e a escola. Este workshop – sendo uma ação autónoma e aberta a todas as pessoas interessadas – dá também continuidade ao ciclo de “Teatro do Oprimido” com Inês Barbosa. Para além de aprofundar conhecimentos nesta forma de intervenção social, as pessoas participantes poderão experienciar de forma aprofundada,  metodologias úteis ao seu desenvolvimento individual e à ação com as comunidades. Será explorado particularmente o teatro-jornal e  a estética do oprimido.

Esperando poder contar convosco,

A Vice-Presidente do Instituto Paulo Freire

Eunice Macedo

Máximo de participantes: 25 por ordem de inscrição

Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
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CICLO “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E AÇÃO”

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Temos o gosto de informar que no dia 7 de Maio, pelas 18 horas, terá lugar a próxima sessão do ciclo “Educação, Resistência e Ação”. André Ferreira irá dinamizar esta sessão e intitulou a conferência de “Movimentos Populares e Educação Popular no Brasil”. 

André Ferreira é professor na Universidade Federal de Pernambuco e dirige, atualmente, o Centro Paulo Freire- Estudos e Pesquisas. Tem larga experiência na área dos movimentos populares e educação.

Será, certamente, uma sessão muito estimulante que não deverá perder.

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
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CICLO “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E AÇÃO”

Temos o gosto de informar que no dia 30 de abril, pelas 17.30 horas, terá lugar a próxima sessão do ciclo “Educação, Resistência e Ação”. Yvonne Leeman irá dinamizar esta sessão e intitulou a conferência de “Engaged teachers for education and change”.

Yvonne Leeman é socióloga da educação, com enfoque particular sobre as relações interétnicas, questões de diversidade e desenvolvimento da identidade profissional dos professores. É Professora da Universiteit van Amsterdam e investigadora sénior do SCO-Kohnstamm Institute, é também Professora na Windesheim University, Zwolle. Coordenadora da network 7 – justiça social e educação intercultural – da EERA (European Educational Research Association).

Será, certamente, uma sessão muito estimulante que não deverá perder.

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
 
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