Menu Principal

Associe-se

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

3° Seminário Internacional Paulo Freire – Brasília

Considerando que Paulo Freire foi eleito “Patrono da Educação do Brasil”, para comemorar os seus 20 anos de existência, o Conselho Nacional de Educação (CNE) organizou, em Brasília, o 3º Seminário Internacional Paulo Freire, escolhendo para tema geral dos trabalhos “Conhecimento, Currículo e Cultura na Educação Básica: Leitura de Paulo Freire”.
Compuseram a mesa de abertura desta sessão o Presidente do CNE, o Secretário de Educação Básica do MEC, o Presidente da Câmara da Educação Básica e o Presidente da Câmara da Educação Superior.
As comunicações, que foram seguidas de um vivo diálogo com o público, estiveram a cargo de Luiza Cortesão, Professora Emérita da Universidade do Porto e Presidente da Direção do Instituto Paulo Freire de Portugal; Clodomir Ferreira, Professor Catedrático (aposentado) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e Célio Cunha, Professor Catedrático (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Dando continuidade à iniciativa de aprofundar o estudo da obra de Paulo Freire, será realizado pelo Conselho Nacional de Educação - MEC a terceira edição do Seminário Paulo Freire. No último trimestre do ano de 2015, o CNE dará início às comemorações dos seus 20 anos e haverá um Fórum da Educação Brasileira, do qual constará o tema Conhecimento, Currículo e Cultura na Educação Básica. Desta forma, a Câmara de Educação Básica propôs a realização da edição deste ano do Seminário Paulo Freire sobre essa temática em leitura freireana.
Programação

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

TEATRO DO OPRIMIDO

Vimos convidar-vos a participar nesta oficina de Teatro do Oprimido, com foco na situação política e social que se sente e que por todos os meios é difundida como “tempos de crise”. Com – “Imagens e sons da crise” – pretende-se analisar criticamente a situação atual em Portugal e na Europa, através da linguagem e da estética teatral, promovendo o resgate da palavra, som e imagem como mecanismos de re-alfabetização sensorial e de contra-informação. Procurar-se-á promover a conscientização, o diálogo e a desconstrução de discursos dominantes. O workshop terá uma componente muito prática através da dinamização de jogos teatrais, da exploração da linguagem estética: palavra, som e imagem e da utilização de exercícios de teatro-jornal. 

Este workshop – sendo uma ação autónoma e aberta a todas as pessoas interessadas – dá também continuidade ao ciclo de “Teatro do Oprimido” com Inês Barbosa. Para além de aprofundar conhecimentos nesta forma de intervenção social, as pessoas participantes poderão experienciar de forma aprofundada,  metodologias úteis ao seu desenvolvimento individual e à ação com as comunidades.

A oficina decorrerá na FPCEUP nos dias 23 e 24 de Outubro com o seguinte horário: sexta das 18h às 23 h e sábado das 11h às 20h.

Máximo de participantes: 25 por ordem de inscrição

Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Sócios/as IPFP| desempregados |estudantes: 15 euros
Restantes participantes: 20 euros
 

Esperando poder contar convosco,

A Vice-Presidente do Instituto Paulo Freire

Eunice Macedo

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

19 DE SETEMBRO, ANIVERSÁRIO DE PAULO FREIRE

 



 

 

https://www.facebook.com/InstitutoPauloFreireIPF?fref=photo



 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 CICLO “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E AÇÃO”

Temos o gosto de informar que na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, pelas 17 horas, terá lugar a próxima sessão do ciclo “Educação, Resistência e Ação”. Vicente Manzano Arrondo irá dinamizar esta sessão e intitulou-a de “Opressão académica. O que é e que consequências para os profissionais?”. Será de certeza uma sessão extremamente interessante. Não percam! 

Vicente Manzano Arrondo é doutor em psicologia, doutor em psicopedagogia, diplomado em estudos avançados de economia regional e também licenciado em filosofia e em ciências da educação (http://personal.us.es/vmanzano/). Atualmente é professor de pesquisa do comportamento, qualitativa e quantitativa, na faculdade de psicologia da Universidade de Sevilla (Espanha). Foi promotor de várias associações dentro e fora da universidade (como Universidade e Compromisso Social). Em 2010 foi nomeado o melhor professor de psicologia de Espanha pela Federación Española de Estudiantes de Psicología. Será, certamente, uma sessão muito estimulante que não deverá perder.

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
«InícioAnterior123456789SeguinteFinal»

Pág. 4 de 9