Menu Principal

Associe-se

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

19 DE SETEMBRO, ANIVERSÁRIO DE PAULO FREIRE

 



 

 

https://www.facebook.com/InstitutoPauloFreireIPF?fref=photo



 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 CICLO “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E AÇÃO”

Temos o gosto de informar que na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, pelas 17 horas, terá lugar a próxima sessão do ciclo “Educação, Resistência e Ação”. Vicente Manzano Arrondo irá dinamizar esta sessão e intitulou-a de “Opressão académica. O que é e que consequências para os profissionais?”. Será de certeza uma sessão extremamente interessante. Não percam! 

Vicente Manzano Arrondo é doutor em psicologia, doutor em psicopedagogia, diplomado em estudos avançados de economia regional e também licenciado em filosofia e em ciências da educação (http://personal.us.es/vmanzano/). Atualmente é professor de pesquisa do comportamento, qualitativa e quantitativa, na faculdade de psicologia da Universidade de Sevilla (Espanha). Foi promotor de várias associações dentro e fora da universidade (como Universidade e Compromisso Social). Em 2010 foi nomeado o melhor professor de psicologia de Espanha pela Federación Española de Estudiantes de Psicología. Será, certamente, uma sessão muito estimulante que não deverá perder.

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 14 Julho realizar-se-á, na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, um encontro no âmbito do projeto de investigação Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens de que o IPFP foi parceiro. Considerando que a prática de projetos foi algo que, em consequência das políticas atuais, foi desaparecendo dos currículos de outros níveis de ensino, a temática abordada neste encontro reveste-se de muito interesse. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória on-line.

+ informações e programa

14:30

Conferência
Luiza Cortesão (Instituto Paulo Freire de Portugal/CIIE)

15:00

Painel

Manuel Sarmento (Universidade do Minho)

Suzana Ralha (Associação Cultural/ Escolinha dos Gambozinos)

Samuel Guimarães (Museu do Douro/Serviços Educativos)

Moderador: José Pedro Soares (Colégio Novo da Maia)

16:15

Pausa

16:30

Debate

17:00

Conferência

Eric Many (ESE do Porto)

17:30

Encerramento

José Luis Gonçalves (Diretor ESEPF)

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SEMINÁRIO PEDAGOGIAS DE ENSINO/ APRENDIZAGEM

Politicidade e Pedagogia do Ato Educativo

11667389_479819135516599_5668731837824442835_n

No seguimento de uma ação de formação de formadores codesenvolvida pelo IPFP e CFPIMM (Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e do Mobiliário), realizou-se no passado dia 1 de julho em Lordelo-Paredes o seminário final de apresentação e reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos.
Durante a amanhã, após a sessão de abertura que contou com as intervenções dos representantes das duas instituições, seguiram-se as intervenções de Licínio Lima (Instituto de Educação da UM) e de Luís Mesquita (Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos), e também as de Helena Santos Silva e José Lopes (UTAD), integradas num painel designado de “Face às realidades, que possibilidades de ação?”, com moderação de Luiza Cortesão.
Após o almoço, houve lugar à apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos no âmbito da formação, com os seguintes títulos:

  • · Hábitos e métodos de estudo dos Formandos de uma turma de Aprendizagem
  • · A influência da educação dos pais na valorização da formação dos filhos
  • · O papel dos diferentes atores sociais nos resultados do CFPIMM – representações dos Formandos, dos Formadores, dos Pais e do Centro de Formação

As apresentações deram mote ao debate iniciado pela análise crítica dos trabalhos, realizada pelos formadores Luiza Cortesão e Walter Almeida e comentários de Eunice Macedo (IPFP e CIIE-FPCEUP).

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

TEATRO DO OPRIMIDO

oprimido

Vimos convidar-vos a participar nesta oficina de teatro do oprimido, com foco na educação. A saber: Pensar a educação e a escola. Este workshop – sendo uma ação autónoma e aberta a todas as pessoas interessadas – dá também continuidade ao ciclo de “Teatro do Oprimido” com Inês Barbosa. Para além de aprofundar conhecimentos nesta forma de intervenção social, as pessoas participantes poderão experienciar de forma aprofundada,  metodologias úteis ao seu desenvolvimento individual e à ação com as comunidades. Será explorado particularmente o teatro-jornal e  a estética do oprimido.

Esperando poder contar convosco,

A Vice-Presidente do Instituto Paulo Freire

Eunice Macedo

Máximo de participantes: 25 por ordem de inscrição

Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Mais artigos...
«InícioAnterior123456789SeguinteFinal»

Pág. 4 de 9