Menu Principal

Associe-se

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

VOTOS DE BOAS FESTAS


natal_2016

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sessão de Homenagem a Paulo Freire no Instituto de Educação

da Universidade do Minho


 

É com muito gosto que damos notícia a todos/as os/as amigos/as de mais uma homenagem a Paulo Freire.

Foi uma bela homenagem organizada pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, no dia 12 de dezembro.

Nessa mesma sessão Licínio Lima apresentou uma comunicação sobre “Quatro Razões para ler Paulo Freire – para além do óbvio”.

Foi projetado um filme com a última entrevista dada por Paulo Freire e inaugurada a “Sala Paulo Freire” que também é a Sala de Conselho Científico da Faculdade.

Mais imagens

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

CICLO “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E AÇÃO”

era_walter almeida

Caro/a sócio/a e amigo/a 

No dia 2 de maio, pelas 17 horas, terá lugar mais uma das sessões do ciclo “Educação, Resistência e Ação”, dinamizada por Walter Almeida. A sessão intitulada “Intervenção Artística na Comunidade” reconstitui e reconta uma interessante experiência de intervenção com a comunidade de Guimarães, enquanto Capital Europeia da Cultura em 2012. 

Walter Almeida, artística plástico, Licenciado em Pedagogia e Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem uma vasta experiência de trabalho de intervenção comunitária através da expressão artística. 

Dada a riqueza de que se reveste o seu trabalho, espera-se que o debate que se seguirá seja um estimulante espaço de partilha de experiências do vivido.  

Não perca! 

Saudações cordiais

A Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal

Luiza Cortesão

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

TERTÚLIA DIALÓGICA

tertlia_mar2016

Caros/as sócios/as e amigos/as

Dia 17 de Março realizar-se-á a IV TERTÚLIA DIALÓGICA intitulada "O diálogo como matriz de uma pedagogia e ação cultura libertadoras" pelas 17h30 na sala 120 da FPCEUP.

Álvaro Pantoja dinamizará esta quarta tertúlia que se desenvolverá a partir da leitura prévia do terceiro capítulo de “Pedagogia do Oprimido”, obra incontornável de Paulo Freire. O livro está disponível no  link abaixo (ler pags. 44-69 inclusive):
http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf

Álvaro Pantoja Leite nasceu no Rio de Janeiro. Formador, professor, educador popular, arte-educador, doutorado em Educação pela FPCEUP, trabalhou em programas e projetos de Educação Popular impulsionados por ONG no nordeste brasileiro. Pertenceu à equipa de formadores do CENAP (Centro Nordestino de Animação Popular). É sócio e formador do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (Recife). 

Esta iniciativa irá, certamente, despertar o vosso interesse, pelo que esperamos poder contar com a vossa participação.

Pela Direção

Luiza Cortesão 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

TERTÚLIA DIALÓGICA

image003 1

Caros/as sócios/as 

Dia 18 de Fevereiro realizar-se-á a III Tertúlia Dialógica com o tema "Cooperativismo e Cooperação". O ponto de partida para a partilha de ideias e discussão é o documentário "Linha Vermelha" de José Filipe Costa [80 minutos]. Esta tertúlia será moderada por Eunice Macedo(IPFP e CIIE-FPCEUP) e terá lugar na FPCEUP (sala 120). 

No final haverá lugar a uma breve apresentação do 2CN-CLab: Um laboratório criativo para promover as redes de cooperação cultural por Manuel Gama. 

A organização desta tertúlia foi desencadeada pela participação de Manuel Gama na I Tertúlia Dialógica que se realizou em Dezembro, e foi organizada pelo IPFP, CRPF, CIIE-FPCEUP e Associação ESPAÇOS. Nesta tertúlia podemos contar com o Projeto 2CN-CLab como parceiro. 

Projeto 2CN-CLab: 

Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e iberoamericano é um projeto de investigação de pós-doutoramento, de Manuel Gama, que está a ser desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

O projeto tem como objetivo principal fomentar e qualificar as práticas de trabalho em rede dos profissionais e das organizações do setor cultural e criativo portugueses, apoiando a aquisição de aptidões, competências e conhecimentos que concorram para facilitar o acesso mais generalizado às oportunidades profissionais e para promover a cooperação cultural nacional e transnacional, e, em última instância, para reafirmar o papel central que a cultura pode ter para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo que a Europa tanto anseia. 

Trailer do filme “Linha Vermelha”

Na expectativa que esta iniciativa desperte o vosso interesse, esperamos poder contar com a vossa participação.

Pela Direção do IPFP 

Luiza Cortesão


 
Mais artigos...
«InícioAnterior12345678SeguinteFinal»

Pág. 1 de 8