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VII TERTÚLIA DIALÓGICA

Caras e caros sócios e amigos, 

A próxima tertúlia “’Educação Política e Conscientização’: A unidade dialética teoria-prática” terá lugar no dia 22 de março (quarta-feira) pelas 17h30, na sala 120 da FPCEUP e será dinamizada por Louise Lima*.  

As Tertúlias Dialógicas retomadas, este ano letivo, têm vindo a ser dinamizadas por estudantes do Programa Doutoral, tendo como propósito a coconstrução de espaços de aprofundamento do pensamento fundador de Paulo Freire. Estas tertúlias foram iniciadas no ano transato, sob orientação de Maria José Chisvert Tarazona, consultora internacional do IPFP. 

*Louise Lima 

Doutoranda em Ciências da Educação (U. Porto, Portugal). Coordenadora escolar e Professora com experiência na Educação Básica, Secundária e Superior, é Mestre em Ensino da Matemática (UFRJ, Brasil) e Licenciada em Matemática (UFRJ, Brasil). Possui interesse de investigação nas relações entre ensinar, aprender e avaliar, mais particularmente na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. 

A dinamização da tertúlia será desenvolvida a partir da leitura prévia de dois capítulos da obra “Educação Política e Conscientização” de Paulo Freire. Esta parte da obra (pp. 25-39) encontra-se disponível no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/0BzhicPtm59VJWGhjZ3BNNjc0R0k/view?usp=sharing

Contamos com a participação das pessoas (tu em particular) interessadas neste espaço de partilha, reflexão e construção coletiva. Como se pode ler abaixo, estas tertúlias ‘prometem’!

Um abraço

Eunice Macedo

…………..

TERTÚLIAS DIALÓGICAS (por María José Chisvert):


“¿Qué es?
Se trata de la construcción colectiva de significado y conocimiento en base al diálogo con todo el alumnado participante en la tertulia. El funcionamiento de las tertulias dialógicas se basa en los 7 principios del Aprendizaje Dialógico y se desarrollan en base a las mejores creaciones de la humanidad en distintos campos: desde la literatura hasta el arte o la música.

¿Cómo se organiza?
- En cada sesión todo el alumnado participante expone su interpretación sobre aquello en lo que se está trabajando en la tertulia dialógica (un texto literario, una obra de arte, una pieza musical, una aportación matemática, etc.).
- Através del diálogo y las aportaciones de cada estudiante se genera un intercambio enriquecedor que permite profundizar en aquello sobre lo que versa la tertulia, promoviendo a su vez la construcción de nuevos conocimientos.
- En cada sesión una de las personas participantes asume el rol de moderadora con la idea de favorecer una participación igualitaria entre todo el alumnado.”

As Tertúlias dialógicas inserem-se nas "ATUAÇÕES DE ÊXITO" que corporizam o trabalho das comunidades de aprendizagem, como forma de transformação social e educativa de caráter inclusivo.

 
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VI TERTÚLIA DIALÓGICA

 
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V TERTÚLIA DIALÓGICA

 

 
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VOTOS DE BOAS FESTAS


natal_2016

 
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Sessão de Homenagem a Paulo Freire no Instituto de Educação

da Universidade do Minho


 

É com muito gosto que damos notícia a todos/as os/as amigos/as de mais uma homenagem a Paulo Freire.

Foi uma bela homenagem organizada pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, no dia 12 de dezembro.

Nessa mesma sessão Licínio Lima apresentou uma comunicação sobre “Quatro Razões para ler Paulo Freire – para além do óbvio”.

Foi projetado um filme com a última entrevista dada por Paulo Freire e inaugurada a “Sala Paulo Freire” que também é a Sala de Conselho Científico da Faculdade.

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